sexta-feira, 15 de junho de 2007

A LOGÍSTICA AGREGANDO VALOR AO PRODUTO

No inicio de 1991, o mundo presenciou um exemplo dramático da importância da logística. Como precedente para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar grandes quantidades de materiais a grandes distâncias, o que se pensava ser em um tempo impossivelmente curto. Meio milhão de pessoas e mais de meio milhão de materiais e suprimentos tiveram que ser transportados através de 12.000 quilômetros por via aérea, mais 2,3 milhões de toneladas de equipamentos transportados por mar, tudo isto feito em questão de meses. Ao longo da história do homem, as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística.
Antigamente nem imaginávamos o quanto à logística poderia agregar valor ao produto de qualquer empresa, fato que nos dias atuais visualizamos de forma bem definida o que representa a logística para qualquer empresa. Ao analisarmos as estruturas atuais das empresas, nota se o quanto é importante a realização de compras, armazenagens e transportes eficientes, pois estes são fatores que sem duvida traz diferencial no produto final de cada empresa, haja visto a agregação de valor que a logística tem ofertado para cada produto entregue ao cliente.
A logística está a cada dia que passa obtendo seu reconhecimento, haja visto que com as inovações de mercado onde cada vez mais as empresas estão competitivos e com poucas diferenças nos produtos, a logística tem papel fundamental na questão do diferencial de produto, neste sentido os empresários estão cada dia mais avaliando e buscando enxugar ao máximo os custos existentes em todos os setores da empresa, e nesta mudança de posicionamento que vem sendo adotada, um dos fatores que tem atrapalhado o processo é a questão da pouca profissionalização existente nos profissionais ligados à área de logística, os quais ainda tem deficiências nas apurações de custos, isto é o reflexo quase sempre de má formação profissional, ou seja, ainda está faltando profissionalização e melhores formações especificas necessárias para comandar os departamentos, bem como melhorar os indicadores inerentes ao processo logístico das empresas, porém aos poucos nota se que este cenário tem mudado e com perspectivas de mudanças ainda maiores, porque o mercado está exigindo dos profissionais a cada dia que passa que eles sejam mais inovadores e conquistem custos mais baixos sempre, não esquecendo da satisfação dos clientes e elevação constante da agregação de valor.

1 Comentários:

Às 21 de setembro de 2011 às 07:07 , Blogger tatu arte disse...

quem contrata motoristas sao vcs ou tercerisados

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial